Cala Bassa
  • TEMPERADAS !!!



    SAGA CALA BASSA - receita típica da Cabanha Cala Bassa, combina os melhores sangues que já trabalhamos e que nos levaram ao topo do pódio. A Saga é uma mãe com papel importantíssimo nestas conquistas e representa a essência da nossa Cabanha, seja pelo papel, seja pela sua trajetória.
    Numa prova de 21 dias, das mais fortes que já participamos nas animadas Festas da Família Crioulista de Jaguarão, ficou empatada na primeira posição, alcançando a segunda colocação no desempate. Saga é irmã inteira da Favorita Cala Bassa - mãe de Esquivado - Honesto x Amapola, descendente direta da Daga da Lagoa, nossa grande matriarca. Por sua combinação de temperos irretocável, Saga foi para a cria, enquanto sua irmã inteira fazia campanha.

    No mesmo ano em que Favorita sagrou-se Campeã Égua Menor na Expointer, Saga nos trazia alegria semelhante dentro da Cabanha, dando a luz à Cambraia Cala Bassa, potra que nos deu água na boca desde o primeiro dia. Família sólida em nossa criação sempre tivemos a certeza da sua funcionalidade, por isso selecionamos a Cambraia para representar a Cala Bassa na prova de doma da Semana Crioula de Bagé, prova com mais de 100 potros revisados. A potra confirmou a dinastia de sua família e venceu a prova de doma, passando a integrar o time de pista da Cala Bassa.

    No ano seguinte ao nascimento da Cambraia, Saga nos deu um potro que batizamos de Desengano, assim como a mãe e a irmã, foi vencedor de importante prova de 21 dias em Bagé e, posteriormente, nas mãos de Tomaz Gonçalves, vence Credenciadoras, Classificatórias e se torna Bi-finalista do Freio de Ouro. Saga segue nos dando muitas alegrias como mãe e poderíamos escrever uma receita sem fim sobre esta égua que traz em seu sangue o cerne da Cala Bassa, mas sem sombra de dúvidas este ano foi especial para Cambraia, integrante do inigualável time de coloradas da letra C da Cala Bassa, por seu desempenho dentro das pistas.

    Uma égua que desde jovem brilhou, venceu importante prova de doma, fez campanha morfológica, correu paleteadas, integrou a tropilha do Francisco na disputa das provas jovens da ABCCC e trouxe o Freio de Ouro para o meu filho. Esta égua representa aquilo que mais valorizamos como família do cavalo. Uma égua que todos podem desfrutar, é alegria em todas modalidades. Não bastasse tudo isso, conhecendo o potencial genético de Cambraia, resolvi voltar as pistas do Freio correndo o ciclo 2018 nesta maravilhosa égua.

    O resultado foi a conquista do Freio de Prata, uma alegria indescritível para toda família Cala Bassa. Como colocar em um leilão fechado, dentro da Cabanha, uma égua mãe que nos proporciona todas estas alegrias? Por um motivo muito especial, fazer com que os amigos estejam reunidos com a nossa família neste abençoado final de semana de janeiro, durante o Redomão na Lagoa, prova que nasceu para comemorar o aniversário do nosso filho e que hoje é motivo de tamanha alegria. A busca de um bom cavalo, começa por uma boa mãe.

    Essa é das melhores. Saga está parida de macho do Esparto Cala Bassa e está prenha de Del Oeste Mutante.