Cala Bassa
  • A arte de criar e arte de mudar o próprio destino



    Como criador, é um prazer poder apresentar um potro como o Jaguary Cala Bassa. Potro que na sua primeira saída sagrou-se Grande Campeão do Tempranito de Bagé, título que orgulha qualquer Cabanha.

    Jaguary é promessa de um grande cavalo e pai, para o qual vislumbramos um excelente futuro.
    Na última década, tivemos a alegria de conquistar os mais sonhados títulos que uma Cabanha pode almejar. Grandes Campeões da Expointer nos Machos e nas Fêmeas saíram das cocheiras da Cala Bassa. A atual Grande Campeã da FICCC é Cala Bassa. Buscamos repetir essa fórmula em cada cruzamento.

    Por isso digo que criar é uma arte. A alquimia de misturar conhecimentos científicos, alimentação, gestão, manejo, mão de obra, preparo físico... tudo isso, sem desconsiderar as forças naturais. Sobre estas forças praticamente não temos controle. Aquilo que alguns chamam também de sorte, destino ou acaso.

    O homem não tem a capacidade de superar tais forças naturais, mas o criador, tem o desafio de, a cada primavera, desafiar as leis da natureza e impor o seu conhecimento em busca da evolução, do melhoramento genético. É assim que criamos os campeões.
    Por outro lado, toda essa genética melhorada durante décadas de seleção, entra em pista no leilão. Para sorte de um novo criador. Todos sabem que um cavalo pode fazer história e mudar os rumos de uma manada, de toda uma criação. Basta um, apenas um cavalo, e claro, o destino.

    Estou apenas compartilhando alguns conceitos nos quais acreditamos em nossa Cabanha. O conhecimento é fundamental e temos buscado adquirir ao longo destes quase oitenta anos de criação na família. Não somente a teoria, mas a prática, testada exaustiva e repetidamente nas pistas. Um trabalho diário de toda uma equipe e que por fim nos permite ter sorte.

    Desejo que o Jaguary Cala Bassa siga ganhando títulos e se torne um grande pai, comprovando que o caminho de conquista trilhado pela Cabanha está certo. Desejo que venham muitas alegrias para todos nós e para nosso novo parceiro, a quem eu convido: venha! Venha para o Redomão!

    Venha ter sorte com a equipe Cala Bassa.